DESPORTO: Campeão sub-23, natural de Penafiel, vai pedalar na Volta a Portugal

JoaquimSilva_25.07.2014O penafidelense Joaquim Silva é um dos nove ciclistas eleitos para envergar a camisola da seleção nacional na 76ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que se realiza de 30 de Julho a 10 de Agosto. A jovem equipa portuguesa será composta por cinco sub-23 e por quatro corredores de elite, sendo apenas um deles membro de uma equipa continental. Os restantes são oriundos de equipas de clube.

Desde que ingressou na modalidade, Joaquim Silva sempre ambicionou disputar a prova rainha do ciclismo português, mas confessa que nunca imaginou que fosse “tão cedo”. Para tal terá contribuído o facto de se ter sagrado, no passado mês de Junho, no Sabugal, campeão nacional de estrada na categoria de sub-23. O corredor da Anicolor refere que “será normal ser alvo de alguma atenção por ostentar o título conquistado”.

O jovem de 22 anos tem como principal objetivo “terminar a volta”. Confessa que ganhar uma etapa “é um sonho muito elevado”, embora reconheça que o traçado da edição deste ano favorece as suas características de trepador. “Talvez conseguir um top dez numa etapa de montanha seja um dos meus objetivos”, revela.

O ciclista, natural da freguesia de Cabeça Santa, Penafiel, na próxima época passará a integrar o escalão de Elite e admite que um bom desempenho na Volta deste ano pode facilitar “o salto” para uma equipa de maior dimensão”. “Vou dar tudo o que tenho para conseguir despertar o interesse de uma equipa profissional na próxima época”, garante.

Joaquim Silva é um dos jovens valores do ciclismo luso. Além do título de campeão nacional de sub-23, obteve ainda esta época, na mesma categoria, o segundo lugar na Taça de Portugal e triunfos no Grande Prémio ABIMOTA e no Troféu Ibérico. Terminou a Volta a Portugal do Futuro 2014, que se realizou de 17 a 20 de Julho, no 2º lugar da geral individual e foi 2º classificado na 3ª etapa, que terminou na Serra do Larouco, um percurso que pela primeira vez consta do traçado da principal prova velocipédica nacional. “Espero que os treinadores estejam atentos e possam dar mais oportunidades aos jovens portugueses de qualidade, em vez de contratarem ciclistas de outras nacionalidades”, atira em jeito de crítica.

Os convocados da selecção nacional são os seguintes: Carlos Ribeiro, Joaquim Silva e Hugo Vaz (Anicolor); David Rodrigues, Rúben Guerreiro e Samuel Magalhães (Liberty Seguros/Feira/KTM); José Gonçalves (La Pomme Marseille); Nuno Almeida (CC José Maria Nicolau) e Nuno Meireles (Maia/Bicicletas Andrade).

Esta será a quarta participação da selecção lusa na Volta a Portugal, sendo a missão a mesma das anteriores presenças: dar oportunidade a corredores que, pelos mais variados motivos, ainda não conseguiram alcançar o profissionalismo. Dos nove corredores que compuseram a Selecção na última participação na Volta, em 2012, oito conseguiram dar o salto para equipas continentais.

O pelotão da 76ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai para a estrada no próximo dia 30 de Julho, com um prólogo por equipas, que será disputado em Fafe. A prova termina em Lisboa, a 10 de Agosto.



Joaquim Silva | Ciclista Seleção Nacional