DESPORTO: Amarantino Filipe Cerqueira sagra-se Campeão do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas [C/AUDIO]
O guarda-principal da GNR de Amarante, Filipe Cerqueira, sagrou-se campeão da Europa e do Mundo ao serviço da seleção portuguesa de andebol em cadeira de rodas.
Portugal sagrou-se campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas, em Leiria, ao vencer, no domingo, os Países Baixos, por 18-10, na final da primeira edição da prova, que atribuiu o duplo título.
Filipe Cerqueira, militar da GNR de Amarante, integrou a equipa das quinas e confessa que “é difícil exprimir em palavras” aquilo que está a vivenciar. Ainda assim, admite um sentimento “de alegria, de orgulho e de dever cumprido” pelo feito alcançado, sendo a “recompensa pelo trabalho desenvolvido por atletas, selecionador e restante staff” da seleção portuguesa.
Para erguer o troféu, Portugal ultrapassou uma ronda preliminar, na qual venceu as três partidas disputadas, frente a Países Baixos (20-10), Roménia (21-10) e Índia (18-13). Nas meias-finais, voltou a derrotar o conjunto indiano, por 23-11, garantindo o apuramento para a final da competição, onde repetiu o triunfo sobre os neerlandeses (18-10).
Filipe Cerqueira considera, por isso, que “é um título merecido”. “Passamos a fase de grupos sem qualquer derrota, na semi-final dominamos o encontro por completo e na final voltamos a ganhar aos Países Baixos. Foi para isto que trabalhamos nos últimos meses e tenho a certeza que foi uma vitória justíssima”, assegurou.
Depois de ter praticado remo adaptado “durante aproximadamente de oito anos”, período no qual arrecadou diversos títulos nacionais, o atleta amarantino decidiu, a partir do inicio da pandemia, enveredar pelo andebol de cadeira de rodas.
Filipe Cerqueira confessa que fez “a aposta certa” e que culmina com a conquista do título de Campeão do Mundo e Europeu. “É um título do qual muito me orgulho”, sublinhou.
Filipe Cerqueira começou a praticar o desporto adaptado de forma lúdica, em 2012, após um acidente que o deixou paraplégico.
No remo adaptado, o atleta de Amarante alcançou quatro campeonatos nacionais. Sagrou-se tri-campeão nacional em remo de velocidade e campeão nacional em remo indoor, para além de diversas vitórias em ‘open’s’ de Portugal, numa altura em que ainda não era sequer atleta federado.
A primeira edição do campeonato mundial e europeu disputada em Leiria resultou de um trabalho conjunto da Federação Internacional de Andebol (IHF) e da Federação Europeia de Andebol (EHF).
O andebol em cadeira de rodas surgiu no Brasil em 2005, e é praticado por pessoas com comprometimento das funções motoras, nomeadamente ao nível dos membros inferiores, que os impeça de correr, saltar e pular como um indivíduo sem lesões. A modalidade pode ser jogada por quatro jogadores (ACR4), ou por seis jogadores (ACR6).