DESPORTO: AF Porto disponibiliza 200 mil euros para ajudar clubes [C/AUDIO]

FutebolApoio_2020.03.17

A Associação de Futebol do Porto (AFP) elaborou um pacote no valor de 200 mil euros para ajudar os clubes sob a sua jurisdição a atravessar a fase complicada causada pelo surto de COVID-19.

O presidente da associação, Lourenço Pinto, explica que a paralisação das competições e consequentes problemas, nomeadamente, a nível financeiro, levaram o organismo a tomar esta decisão.

“Os clubes não-profissionais não gozam de boa saúde e este flagelo veio acentuar as dificuldades. E nós tomamos esta posição natural e justa de criar este pacote para, de algum modo, ajudar nestas pequenas coisas iniciais, que é esta luta desesperada que eles têm contra esta doença gravíssima”, refere.


Lourenço Pinto esclarece que os 200 mil euros serão distribuídos “equitativamente por todos os clubes de futebol e futsal, de acordo com o número de atletas e os escalões devidos”.

“Ou seja, o futebol sénior terá uma quantia. O futebol sénior de futsal terá menos, mas também uma quantia significativa. Os escalões de formação também serão abrangidos, assim como futebol e futsal feminino”, elucida.


O presidente da AFP não coloca de lado a hipótese de reforçar esta verba de apoio aos clubes, tendo em conta as disponibilidade financeira da associação.

“Este montante foi dado sem embargo de amanhã podermos apreciar e rever esta situação para melhor, de acordo com as nossas disponibilidades e também de acordo com as dificuldades que se vão acentuado nos clubes”, adianta.


Esta medida da AFP foi pioneira a nível desportivo em Portugal, não só em termos distritais, como também em termos nacionais.

Um exemplo que é agora seguido pela FPF que deliberou abrir imediatamente uma linha de crédito de apoio à tesouraria dos clubes de futebol não profissional e futsal no valor de um milhão de euros.

O valor será colocado ao dispor dos clubes que poderão candidatar-se após a publicação de um regulamento a ser concluída esta semana.