DESPORTO: AF Porto cancela campeonatos seniores com subidas, mas sem descidas

AFPORTO_2020.04.08

A Associação de Futebol de Porto (AFP) anunciou, em comunicado, o cancelamento de todas as competições seniores de futebol, futsal e feminino, devido à pandemia da Covid-19. A suspensão definitiva dos campeonatos anula as descidas de divisão, mas mantêm-se as promoções.

Em igualdade de circunstâncias com o já determinado nos escalões jovens, a AFP anunciou que “subirão à divisão superior os clubes que se encontrarem nos lugares de acesso (ou seja classificados nos primeiros lugares) na data em que foi determinada a suspensão das provas”, ou seja no passado dia 10 de março, “não havendo, consequentemente, descidas”.

“Se no escalão de topo superior não ocorrerem subidas para o nacional, excecionalmente, este escalão, sofrerá o aumento necessário para inclusão dos clubes devidos, situação que será corrigida na época seguinte”, pode ainda ler-se.

Perante este cenário, e carecendo da devida ratificação por parte da AF Porto, entre as equipas da região o Felgueiras B é promovido à Divisão de Elite.

O Varziela e o Ferreira sobem à Divisão de Honra, enquanto Nespereira e Águias de Figueiras asseguraram a promoção à 1ª Divisão.

Por outro lado, Barrosas e Lousada (Elite), Lousada B (Honra) e Sobrosa e Macieira (1ª Divisão), que se encontravam abaixo da linha d’água nos respetivos campeonatos, escaparam à descida de divisão.