Celorico de Basto: Projeto LIGA vai chegar ao concelho em 2024
Após as experiências bem-sucedidas nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, o transporte a pedido (LIGA) vai chegar a Celorico de Basto, em 2024. O projeto já foi apresentado aos Taxistas para criação de bolsa de operadores locais do concelho.
Este serviço público de transporte complementar à rede regular de transporte rodoviário, em locais e horários onde a oferta é insuficiente para satisfazer as necessidades da população, nesta região está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
“A importância dos taxistas na implementação deste programa, que pretende, de uma forma revolucionária, melhorar a mobilidade da população do concelho, proporcionando um serviço de transporte acessível e eficiente, que poderá resultar também no reforço da atividade para os Taxistas, numa fase em que o setor se debate com vários problemas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
“Acreditamos que o programa LIGA promove uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros afetos aos transportes e irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do concelho, facilitando as suas deslocações, de forma segura e fiável, dando resposta a um problema que há muito preocupa e dificulta a vida das pessoas”, acrescentou.
O transporte à chamada é uma solução de transporte que tem vindo a ser implementada em vários países Europeus, dando resposta a problemas de mobilidade existentes nos territórios de baixa-densidade.
O programa LIGA estará em funcionamento no concelho de Celorico de Basto a partir do início de 2024 e será alvo de uma ampla divulgação envolvendo as Juntas de Freguesia e diversos serviços da Câmara Municipal, de forma a garantir a informação e devidos esclarecimentos à população.