Celorico de Basto: Obras de Centro de Recolha Animal concluías até final do ano

CentroRecolhaAnimal_2020.08.04

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CRO) de Celorico de Basto, um investimento orçado em cerca de 100 mil euros, deverá estar concluído antes do final de 2020, anunciou a autarquia, em comunicado.

As obras estão a decorrer e prevêem a criação de um centro de recolha moderno, com todas as condições para o acolhimento e bem-estar dos animais de companhia.

“Este CRO pretende fomentar o bem-estar animal, promovendo a defesa da saúde animal e da saúde pública, e em simultâneo, assegurar maior segurança e tranquilidade das populações. Ao mesmo tempo, este Centro de Recolha irá contribuir para a sensibilização e consciencialização dos cidadãos para os direitos dos animais”, refere Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O autarca adiantou ainda que “as obras que as obras estão a decorrer a bom ritmo prevendo-se a sua conclusão antes do final deste ano”.

Um bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos, sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e sociabilização e área de tosquia e higienização são valências contempladas para este espaço.

O centro terá as condições devidas para acolher, sempre que necessário, outras espécies animais.

A obra tem parecer favorável da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e foi adjudicada por 101 161,10 euros. Conta com um apoio de 43 782,24 euros, financiada por Orçamento de Estado, através de um contrato-programa assinado entre o Município de Celorico de Basto, a Direção-Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.