Celorico de Basto: CPCJ assinala “Abril – mês da prevenção dos maus tratos na infância” [C/AUDIO]
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Celorico de Basto vai realizar no mês de Abril um conjunto de iniciativas para sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção dos maus tratos na infância.
O laço azul será exposto nas fachadas dos edifícios das entidades de primeira intervenção que integram a CPCJ, o edifício dos Paços do Concelho estará iluminado de azul e será colocada, em local a decidir, a moldura “afetos e família”. A comissão também se propõe desenvolver materiais informativos físicos e digitais.
O nosso principal intuito é ter um sentido protetor das crianças da nossa comunidade. Este ano com as limitações que temos. Este ano com as limitações a que estamos sujeitos, as atividades vão ser feitas, maioritariamente em formato online. Depois, temos cartazes alusivos à campanha e Mupis em todas as freguesias e na sede do concelho”, diz a presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Fátima Araújo.
A comissão regista anualmente cerca de uma centena de sinalizações. Os processos demoram em média cerca de dois anos a serem tratados. Findo este período ou são concluídos, ou encaminhados para o ministérios público.
“O mau trato na criança não é só físico. O absentismo escolar também é um mau trato. Os processos estão nas comissões durante dois anos. Dentro deste período temporal há seis meses para diagnóstico, outros seis meses para a implementação de medidas e a última fase já é uma prorrogação do tempo. para dar o caso como resolvido ou encaminhá-lo para o ministério público”, esclarece.
Apesar dos relatos na comunicação social de que a pandemia de covid-19 agudizou casos de violência doméstica preexistentes, em Celorico de Basto “isso não se fez sentir”.
“O que nós temos é um aumento da carência económica. Naturalmente que aí nós podemos apoiar e encaminhar para os serviços do município, para a ação social, para a segurança social. A própria Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em articulação com a segurança social, também temos uma verba que podemos dispor para apoiar as crianças com necessidade de emergência”.
Abril é o mês instituído pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens para a prevenção dos maus tratos na infância e, como habitualmente, a CPCJ de Celorico de Basto associa-se à Comissão Nacional e ao tema inerente à iniciativa, “Serei o que me deres… que seja amor!”.
Fátima Araújo | Presidente da CPCJ Celorico de Basto