Celorico de Basto: Casa da Partilha – Encontro de Gerações vai abrir em Basto S. Clemente

CasaPartilhaCB_2019.05.14A “Casa da Partilha – Encontro de Gerações”, um equipamento social para prestar apoio a crianças/adolescentes e idosos, vai ser inaugurado a 18 de maio na freguesia de Basto S. Clemente.

“O Intercâmbio intergeracional será o “ponto-chave” do projeto que também irá servir as freguesias limítrofes.

Para Daniel Meireles, responsável pela Casa da Partilha e presidente do Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela, a entidade promotora da Casa da Partilha, com esta medida procura-se “mostrar a utilidade e a capacidade na atuação das pessoas seniores e unir gerações para trabalhar juntas, permitindo-lhes beneficiar e aprender umas com as outras, ao explorar dependências mútuas”.

Este projecto é da autoria do Grupo Cultural Recreativo Núcleo infantil de Gandarela de Basto e contou com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Celorico de Basto, do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Junta de Freguesia de Basto S. Clemente.

No mesmo edifício, algumas salas servirão de ponto de encontro entre as duas gerações, através da realização de atividades pedagógicas, culturais e recreativas, entrelaçando assim a vitalidade e a energia das crianças/adolescentes com a sabedoria e a experiência dos idosos, desenvolvendo desta forma, a solidariedade entre gerações, desconstruindo estereótipos associados à idade.

No mesmo dia, e em jeito de celebração dos 42 anos do Grupo Cultural, será servido um jantar solidário para angariação de fundos para esta associação. A participação no mesmo exige inscrição prévia.