Castelo de Paiva: Incêndio provoca prejuízos acima dos 20 milhões de euros [C/AUDIO]

IncendioCasteloPaiva_2020.07.14

Os secretários de Estado do Trabalho e da Economia deslocaram-se hoje ao concelho de Castelo de Paiva para avaliar no terreno os estragos provocados pelo incêndio que deflagrou na segunda-feira no Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE) do Vale do Sousa.

O fogo afetou oito empresas e coloca em risco o emprego de cerca de 500 trabalhadores.

O autarca de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, em declarações à RTP, após uma primeira análise estima prejuízos superiores a 20 milhões de euros.

“Estamos a procurar perceber com exatidão os prejuízos que estão associados e as possíveis respostas que poderemos trabalhar com o Governo. Seguramente, que estamos a falar em prejuízos superiores a 20 milhões de euros. Só numa das empresas, o prejuízo que me foi reportado anda na casa dos 8 milhões de euros”, analisou.

Uma das empresas, que emprega cerca de 300 pessoas, preparava-se para mudar de instalações, mudança que iria começar no final da semana, depois de ter estado três meses em lay-off e o último turno ter regressado há poucos dias.

“Quando se perspetivava a deslocação dos equipamentos para as novas instalações, infelizmente foram destruídos. Vamos tentar procurar apoio para esta difícil missão. Não há outro caminho.

Temos de dar uma resposta positiva a este conjunto de trabalhadores que tinham aqui o seu local de trabalho e que não podem ver hipotecado o seu futuro e a esperança desta terra. Tínhamos aqui 25% da mão-de-obra ativa do concelho e concelhos vizinhos””, acrescentou.

As empresas afetadas pelo incêndio estão ligadas aos setores do calçado, marroquinaria, panificação, relojoaria e produtos hospitalares, e ocupavam o pavilhão do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

“Temos aqui vários setores de atividade que nestes últimos anos têm crescido muito significativamente. É um duro golpe, mas estou convencido que mais uma vez vamos conseguir dar a volta por cima”, concluiu.

As chamas foram detetadas cerca das 18:30 de segunda-feira num pavilhão industrial e pelas 22:00 o incêndio foi dado como dominado.

No local chegaram a estar cerca de 170 efetivos, apoiados por 54 viaturas, de várias corporações da região.

 


Gonçalo Rocha | Presidente da Câmara Municipal Castelo Paiva