Castelo de Paiva: Festival Ibero-Americano de Clarinete recebe músicos de prestigio internacional [C/AUDIO]

FestivalClarinete_2024.04.03

O 13º Festival Ibero-Americano de Clarinete da Academia de Música de Castelo de Paiva conta com a participação de meia centena de músicos de prestígio internacional e alunos e professores do espaço Ibero-Americano. O certame iniciou, ontem, dia 2 de abril, e termina no próximo sábado, dia 6.

 

A iniciativa remete para uma projeção internacional, aberta a todos os clarinetistas que desejam melhorar as suas capacidades musicais, como refere Agostinho Vieira, Diretor Pedagógico da Academia de Música de Castelo de Paiva.

“É muito bom podermos dar esta oportunidade aos jovens clarinetistas para que eles possam partilhar conhecimentos e melhorar as suas performances. É isso que nos move. Valorizamos todo este empenho, trabalho e dedicação de um grupo de pessoas que apostaram neste festival e que está a ter bons resultados”, afirmou.


O evento começou com uma receção aos participantes e uma cerimónia de apresentação e abertura. Esta quarta-feira, às 21:00, o Auditório Municipal acolhe o concerto da Orquestra de Sopros da Academia de Música de Castelo de Paiva e, até ao próximo sábado, estão agendados várias recitais.

Agostinho Vieira reconhece que o trabalho é árduo, mas acredita que no fim vai valer a pena.

“É toda uma logística muito forte para podermos alojar todos estes jovens que vêm até Castelo de Paiva. São dias de trabalho muito intensos, muita partilha e também asseguramos concertos diários com os nossos professores e alunos. Vamos fazer concertos incríveis”, assegurou.


A todos os participantes é dada a possibilidade de marcar presença em diversos concertos de forma gratuita. As entradas para os recitais estão agendadas para as 21:00, exceto no sábado, cujo concerto está marcado para as 17:00.