Castelo de Paiva: Arrancou hoje a obra de requalificação do Largo do Conde [C/AUDIO]

LargoConde_2020.01.04

A Obra de Requalificação Urbanística da Praça da Independência e do Largo do Conde, em Castelo de Paiva, arrancou esta segunda-feira com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

A intervenção de cerca de 1 milhão de euros é financiada em 85% por fundos comunitários através do NORTE 2020.

“Esta é uma oportunidade única, que queremos agarrar, com um projeto ambicioso, funcional e esteticamente apelativo, sem retirar as características únicas que este espaço permite”, diz Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

“Hoje é um dia marcante para todos nós e emocionalmente forte, porque o Largo do Conde é a nossa sala de visitas. Já tem muitos anos e é um momento que nos deixa saudade mas também compreendemos a necessidade de fazer esta intervenção que vai dar uma face totalmente nova a este espaço”, acrescenta.

O projeto prevê a redução de áreas de circulação viárias, a plantação de mais espécies arbóreas e arbustivas promovendo a biodiversidade local, a melhoria da qualidade estética, paisagística e urbanística. Também está prevista a remoção dos obstáculos físicos e desníveis que dificultem a deslocalização.

Devido à intervenção haverá alterações à circulação de trânsito no Largo do Conde e Praça da Independência. Nesta fase inicial da obra a circulação será cortada somente na via em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

“Sabemos que cria constrangimentos mas temos acautelados todos os aspetos para que nada falhe e tudo decorra dentro da normalidade possível”, conclui.

 


Gonçalo Rocha | Presidente da CM de Castelo de Paiva