Castelo de Paiva: ADEP realiza Feira do Século XIX [C/AUDIO]

ADEP_019.10.07A Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva (ADEP) realiza no próximo fim-de-semana, no Parque das Tílias, a 22ª edição da Feira do Século XIX. O certame traduz-se na recriação da vivência rural dos antepassados.

A feira assume as vertentes pedagógica, cultural e social, sendo recriado, através dos trajes, dos artesãos, dos comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos, da musica tradicional e da animação de rua, o ambiente vivido em tempos já recuados.

“Os nossos valores de tradição, a cultura e tudo o que representa a atividade da terra muito marcada pelos trabalhos do campo, da mina e do rio, estarão representados neste certame”, diz o presidente da ADEP, Martinho Rocha.

O certame abre no domingo, às 10:00, porém, este ano há uma novidade.

“Vamos alargar o programa ao sábado. Já há atividades de animação durante a tarde e noite. Há anos que lutamos para alargar o programa. Este ano, estamos a comemorar quarenta anos de atividades e achamos que era o momento para passar essa mensagem aos participantes e aos visitantes”, esclarece.

Após quatro décadas de sensibilização para a defesa e preservação do património, o dirigente nota que há mais abertura das pessoas para este aspeto em particular.

“No terreno, já se nota que muito foi feito na área da sensibilização e de passar conhecimento às pessoas, do que são os nossos valores”, realça.

A ADEP tem tido a preocupação de estar no terreno para denunciar e mostrar que há muito trabalho a fazer.  “As instituições e as pessoas têm de chamar a si a responsabilidade de encarar os valores da cultura como um património ou como um valor que é uma mais valia para as gerações futuras”, conclui Martinho Rocha.

 


Martinho Rocha | Presidente da ADEP