Baião: Vacinação contra a Covid-19 inicia a 23 de fevereiro com apoio do Município [C/AUDIO]

EstruturaVacina_2021.02.19

A vacinação contra a Covid-19, no concelho de Baião, deve iniciar a 23 de fevereiro para os maiores de 80 anos e cidadãos com 50 ou mais anos e patologias associadas. A Câmara Municipal montou uma estrutura junto ao centro de saúde local para apoiar neste processo.

O equipamento foi instalado por trabalhadores e com meios da autarquia.

A estrutura de vacinação resulta de uma readaptação da Área Dedicada a Doentes Respiratórios (ADR), criada junto ao centro de saúde, e foi a solução encontrada para evitar que os baionenses tivessem de se deslocar a outro.

“Nós nunca encaramos muito bem esta situação, sobretudo num contexto de confinamento em que as pessoas estão obrigadas a ficar em casa e depois para as vacinar poderíamos ir busca-las e coloca-las num veículo ou num autocarro. Nos contactos com o Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte e o ACES do Baixo Tâmega, disponibilizamo-nos para criar um espaço próprio para a vacinação com os critérios que já estão definidos”, refere o vereador com o pelouro dos assuntos sociais do Município de Baião, José Pinho Silva

Além do apoio no transporte dos cidadãos que manifestem essa necessidade, a autarquia disponibilizou-se junto das autoridades de saúde para auxiliar no contacto prévio com os utentes para o processo de vacinação.

“O meio usado é o SMS mas nem toda a gente domina a tecnologia e nós estamos disponíveis para estabelecer contactos por outra via, para informar as pessoas do dia e hora e para organizarmos o transporte dessas pessoas”, acrescenta.

Para José Pinho Silva não restam dúvidas de que partilha de recursos entre as várias entidades se tem revelado um valia importante.

“Nestes momentos mais difíceis cada um por si pode pouco para resolver um problema à escala mundial. Todos juntos somos mais capazes de dar uma resposta a estas necessidades”.

 


José Pinho Silva | Vereador dos assuntos Sociais do Município de Baião