Baião: Tunance regressa nos dias 5 e 6 de abril [C/AUDIO]

Augustuna1_2024.03.28

O concelho de Baião acolhe, nos dias 5 e 6 de abril, o Festival de Tunas “Tunance”. A 11ª edição vai ter a participação a concurso de quatro tunas masculinas e uma feminina como convidada.

 

A organização do certame está a cargo da Associação de Desenvolvimento Local e Rural de Ancede. O presidente Leandro Pinto desvenda que a edição deste ano vai decorrer nos mesmos moldes de anos anteriores.

“Está previsto um festival cheio de animação, com muita música e convívio dentro dos padrões de todos os anos. Serão dois dias para animar as ruas do concelho de Baião”, referiu.

O programa do primeiro dia prevê serenatas ao luar, seguido de uma after party. No dia 6 de abril, à hora de almoço, as tunas dividem-se pelos restaurante e fazem uma breve atuação. Antes do festival, no Mosteiro de Ancede, está previsto um jantar. O concurso encerra com uma after party “com animação para toda a gente e todos os gostos”, acrescentou.


O Tunance já se tornou num evento de referência na região. Leandro Pinto lembra que este festival de Tunas não só envolve a comunidade local, como traz até Baião público de outros pontos do país.

“Temos pessoas de vários pontos do país que vêm ver o concurso. O feedback que temos tido é muito positivo. Este festival também serve para promover o território”, salientou.


No concurso vão participar a Real Tuna Universitária de Bragança, a Augustuna da Universidade do Minho, a Tuna Académica do IPAM – Matosinhos e a Tuna da Escola Superior de Educação do Porto e, ainda, a Aventuna, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, como convidada.

O Tunance é um evento organizado pela Associação de Desenvolvimento Local e Rural de Ancede-ADLRA, com o apoio do município de Baião e das Juntas de Freguesia de Ancede e Ribadouro, de campelo e Ovil e de Santa Marinha do Zêzere.