Baião: Recriação Histórica movimenta comunidade local

Recriacao_Historica_2016.05.26O Município de Baião celebra os 950 anos da primeira referência à “Terra de Bayam” com uma Recriação Histórica, nos dias 27 e 28 de maio.

O programa prevê tasquinhas, mercados, bancas de artesanato, dança, música e momentos especiais de animação teatral.  A preparação do evento decorreu ao longo de alguns meses.

“Este ano fizemos uma aposta em dois jovens atores locais que têm estado a trabalhar com a comunidade”, disse a vereadora do pelouro da Cultura, Anabela Cardoso.

A animação irá distribuir-se por vários espaços temáticos situados entre a Avenida 25 de Abril e o Jardim de S. Bartolomeu.

“Ao contrário de outros anos, optamos por fazer uma concentração da Recriação Histórica para que as pessoas possam perceber melhor a história e aquilo que nos interessa transmitir”, salientou.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Baião conta com a participação de associações desportivas, culturais e recreativas, escolas e cidadãos a título individual.

“O programa vai centrar-se na época medieval e em momentos mais marcantes da história do concelho, com o  envolvimento da comunidade para fazer transmitir a história e as vivências desta comunidade”, frisou.

O certame tem início no sábado, pelas 10h00, e o desfile histórico começa às 14h00, apresentando personagens, factos e lendas identitárias da memória do povo baionense, desde a época castreja ao século XIX.

 


Anabela Cardoso | Vereadora da Cultura CM Baião