Baião: Município celebrou o Dia Internacional do Enfermeiro

DiaEnfermeiro_2019.05.15A Câmara Municipal de Baião em parceria com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa organizou uma atividade no dia 13 de maio, que decorreu no Centro Escolar do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, onde mais de 30 alunos, com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos, puderam assistir e participar numa ação de sensibilização sobre a importância da lavagem das mãos.

A iniciativa pretendeu celebrar o Dia Internacional do Enfermeiro, efeméride que homenageia todos os enfermeiros do mundo, bem como relembrar o papel vital que estes profissionais desempenham na prestação de cuidados de saúde à população em geral.

A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale (a 12 de maio), que é considerada como a fundadora da enfermagem moderna. Por esse motivo a equipa de enfermagem do Centro Hospital do Tâmega e Sousa constituiu uma Comissão Organizadora, para comemorar a data.

A ação dividiu-se em duas partes: uma teórica e uma parte prática, onde os participantes puderam experimentar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

José Pinho Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, esteve presente na iniciativa, agradeceu à enfermagem do Hospital Padre Américo esta vinda a Baião nesta data tão simbólica e lembrou que “a educação para a saúde faz parte da formação integral das crianças e, nesta como noutras áreas, as escolas, em articulação com outros serviços, fazem a sua parte devendo as famílias acompanhar estas preocupações e apoiarem e valorizarem este trabalho de educação e formação, pois o sucesso educativo depende do envolvimento de todos, em especial dos pais e encarregados de eduacção”.