Baião: Município atribui equipamento de proteção a bombeiros

bombeiros_Baiao_2020.07.21

A Câmara Municipal de Baião entregou equipamentos de proteção individual às corporações de bombeiros de Baião e Santa Marinha do Zêzere, um investimento ascende a 4468 euros.

Na ação, que contou com a presença do presidente da autarquia, Paulo Pereira, foram entregues 140 máscaras de proteção florestal, não inflamáveis, e um equipamento de desinfeção por ozono.

As máscaras entregues pela autarquia conferem um elevado nível de proteção contra possíveis queimaduras da face e pescoço, reduzindo ainda a inalação de fumo e partículas de cinzas. Trata-se de um equipamento de proteção individual, lavável e reutilizável.

Os equipamentos de desinfeção por ozono permitem a limpeza de espaços fechados e de veículos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ozono é o desinfetante mais eficaz contra todo o tipo de microrganismos, sendo muito utilizado no combate à pandemia COVID-19.

Estiveram presentes na entrega dos materiais os presidentes das corporações de Bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, respetivamente Orlando Rodrigues e José Miranda e também os comandantes dos corpos de bombeiros, respetivamente José Costa e Márcio Vil.

Marcou presença na entrega também o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro.

Desde o início da pandemia a autarquia entregou outros equipamentos de proteção corporações, nomeadamente máscaras sociais, máscaras cirúrgicas, máscaras FFP2/ KN95 e luvas.

A Câmara Municipal atribuiu ainda 5 mil euros de apoios monetários a cada uma das corporações de bombeiros, no sentido de auxiliar num momento em que aumentam os custos e existe uma redução de receitas.