Baião: José Luís Carneiro vai apresentar novo livro na quarta-feira [C/AUDIO]

JoseLuisCarneiro_2019.08.13

O presidente da Assembleia Municipal de Baião e Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Caneiro, vai apresentar o seu novo livro “Valorizar os Portugueses no Mundo”, em Baião, na próxima quarta-feira, pelas 18:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

José Luís Carneiro assina esta publicação intitulada “Valorizar os portugueses no mundo: Por uma visão estratégica partilhada – 2015-2019”, que traduz um balanço dos quatro anos de mandato à frente da Secretária de Estados das Comunidades.

“Este livro tem várias dimensões. Uma primeira tem a ver com uma informação que é importante que seja conhecida de todos sobre as comunidades portuguesas no estrangeiro e o seu potencial. A segunda dimensão tem a ver com os serviços consulares e diplomáticos que servem as comunidades portuguesas no estrangeiro. A terceira tem a ver com as prioridades que tem vindo a ser desenvolvidas, em alguns casos linhas de continuidade em relação aos meus antecessores, mas também novas linhas de prioridade política para as comunidades portuguesas”, refere José Luís Carneiro.

A obra contempla ainda “um conjunto de casos, nomeadamente a Venezuela, do Brexit e também de Moçambique, nomeadamente a última missão de apoio em Moçambique no seguimento da tempestade Idai”.


José Luís Carneiro é licenciado em Relações Internacionais, mestre em Estudos Africanos e doutorando em Ciência Política e Administração. É, ainda docente Universitário na U. Lusíada e no ISCIA (Aveiro), com funções suspensas.

Foi deputado à Assembleia da República, integrou a Comissão dos Negócios Estrangeiros e a Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica.

Foi membro do Conselho Económico e Social (2013-2015). Foi Presidente da C.M. Baião (2005-2015) e membro do Comité das Regiões (2006-2015).

Foi Presidente da Dolmen, gestora da “Abordagem Leader” do território do “Douro Verde” (2007-2010) e assume, desde novembro de 2015, funções de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Em outubro de 2017 foi eleito Presidente da Assembleia Municipal de Baião.