Baião: Cristina Rodrigues espõe bengala de Cohen em Madrid

A Bengala do Cohen, de Cristina RodriguesA artista plástica Cristina Rodrigues apresentou a sua nova exposição, no dia 4 de outubro, numa das mais importantes galerias de arte de Espanha, a Naves Matadero em Madrid.

A exposição para além de mostrar variados trabalhos da artista, tem como peça central a “Bengala de Cohen”, que foi criada e pensada num elemento cultural do concelho de Baião, a bengala de Gestaçô e inspirada num artefacto usado por uma personagem do livro “Os Maias”, de Eça de Queiroz.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, que esteve presente na inauguração da exposição e realçou o facto desta obra ter o condão de ultrapassar fronteiras e projetar, ainda mais, a nível internacional o nome e a cultura do município de Baião.

Na abertura da exposição estiveram presentes curadores, artistas e críticos de arte de renome internacional.

A obra de arte irá participar noutras exposições internacionais. A exposição tem o apoio da Embaixada de Portugal em Espanha e do Instituto Camões.

A obra “A Bengala do Cohen” é representada por uma pirâmide de bengalas ao centro, rodeadas por um jardim de flores regadas pelo tempo, imutável.

A obra congela as memórias de um lugar onde Cristina Rodrigues considera que foi feliz, onde descobriu a literatura, a natureza e Santa Cruz do Douro.