Baião: Criado o Conselho Municipal de Saúde [C/AUDIO]

CMSaude_Baião_2021.06.10

Foi criado recentemente o Conselho Municipal de Saúde de Baião cuja função é a emissão de parecer sobre a Estratégia Municipal de Saúde do concelho, um documento estruturante que define as linhas gerais de ação neste domínio.

A criação deste Conselho reveste-se de uma importância fundamental, tendo em vista “uma melhor articulação entre todos os atores com responsabilidade ao nível da saúde, com o intuito de agilizar procedimentos e de conseguir uma maior eficácia na resposta à nossa população”, diz José Pinho Silva, vereador com o pelouro dos assuntos sociais da autarquia baionense.

De acordo com o responsável, a Estratégia Municipal de Saúde assenta na “caraterização do concelho em vários domínios como a demografia, a situação da educação e a saúde”.

“Nós temos aqui a radiografia do que tem acontecido ao nível da saúde no concelho e a partir disso elaboramos um conjunto de propostas para os próximos anos em torno de quatro grandes eixos, um dos quais relacionado com a saúde mental”, acrescenta.


O documento, que vai ser submetido à sessão de 19 de junho da Assembleia Municipal de Baião para aprovação, também permitiu apurar dados considerados relevantes do impacto da pandemia na saúde.

“Em 2020 verificou uma redução do número de consultas presenciais, quando comparado com período homólogo de 2019. Ao mesmo tempo, registou-se um aumento das teleconsultas. Este é um dos quadros que melhor retrata os efeitos da pandemia na saúde”, conclui.


O Conselho Municipal de Saúde reúne a título ordinário duas vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu presidente. É da responsabilidade da Câmara Municipal a cedência das instalações e o apoio logístico e administrativo necessários ao seu funcionamento.