Baião: Bombeiros ativaram plano de contingência devido à Covid-19 [C/AUDIO]

BombeirosBaiao_2020.03.20

Os Bombeiros Voluntários de Baião ativaram um plano de contingência para fazer face à pandemia da Covid-19 e ao Estado de Emergência declarado.

A corporação baionense está a assegurar o serviço prestado à comunidade com duas equipas compostas por dez elementos cada.

“Estas equipas funcionarão em permanência 24 horas por dia e em rotatividade a cada oito dias, ficando aquarteladas durante cada turno”, explica o segundo comandante Emanuel Fidalgo.


O socorro é assegurado por equipas de cinco voluntários “que serão mobilizados por SMS” para intervenção em incêndios estruturais, rurais e salvamento e desencarceramento.

Deste modo, “pretende-se reduzir a exposição ao risco de contágio dos operacionais e evitar o colapso do serviço por falta de recursos humanos”.

Emanuel Fidalgo reconhece que a pandemia do coronavírus coloca novos desafios “para a gestão do equipamento, de modo a ser possível cumprir os serviços em segurança”.


Contudo, o segundo comandante dos Bombeiros de Baião garante que a corporação está preparada “continuar a prestar o socorro com a mesma eficiência”.