ANPC alerta para agravamento do estado do tempo

ANPC_2018.03.08A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o agravamento, nos próximos dias, das condições meteorológicas, com a previsão de precipitação forte, trovoada, intensificação do vento com possibilidade de registo de fenómenos extremos, e agravamento da agitação marítima em toda a costa

A partir da próxima madrugada e, “previsivelmente até domingo”, 11 de março, haverá “precipitação forte e persistente” em todo o território, em especial no Minho e Douro Litoral, podendo abranger também os distritos de Vila Real, Viseu e Aveiro.

O aviso refere que os valores acumulados podem atingir os 40-60 mm/12 horas. O “período mais crítico” será entre as 15 horas e as 21 horas de amanhã, 9 março.

Quanto ao vento, será moderado a forte (até 55 km/h) do quadrante sul, com rajadas até 85 km/h, no litoral, e de até 110 km/h, nas terras altas. Há a “possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, mais prováveis a Sul”.

Agitação marítima de sudoeste em toda a costa, com altura da onda a chegar aos 4-5 metros, a partir das 18 horas de amanhã. No domingo prevê-se o agravamento do estado do mar com ondas a ultrapassarem os 7 metros na costa ocidental e picos máximos de até 14 m (período a rondar os 14 s).