ANDEBOL: ARCA regressa à competição este sábado no reduto do Santa Joana [C/AUDIO]

ARCA_2021.02.26

A equipa de andebol feminino da Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA) regressa à competição este sábado. O conjunto do concelho de Marco de Canaveses desloca-se ao reduto do Santa Joana para realizar o primeiro de cinco jogos em atraso relativos ao campeonato nacional da 1ª Divisão, que serão disputados até final de março.

Após uma paragem prolongada – o último desafio que a ARCA disputou foi a 9 de janeiro – o treinador Alexandre Monteiro considera que a equipa “está preparada” para a retoma competitiva, mas admite que “não está nas condições ideais”, embora saliente que o mesmo se deverá aplicar ao Santa Joana, que “também está sem competir há algum tempo”.

“O Santa Joana é uma equipa que subiu este ano, jovem, mas com uma ou outra atleta com experiência. É um adversário com os mesmos objetivos da ARCA, por isso temos de dar o nosso melhor para tentar conquistar os três pontos, não só pela vitória, mas também porque em situações de confronto direto pode ser importante para criar alguma vantagem”, diz.


A ARCA tem, nesta altura, cinco partidas em atraso. Para além do jogo com as maiatas, vai receber o ABC/UMinho, em jogo da quarta ronda, agendado para 6 de março. Depois seguem-se mais dois confrontos em casa, com Madeira SAD (6ª jornada) e com CS Madeira (7ª), que se vão disputar a 13 e 14 de março, respetivamente.

O jogo em atraso da 9ª jornada, igualmente em Alpendorada, frente ao São Pedro do Sul, foi remarcado para 28 de março.

“Vamos tentar ganhar todos os jogos em atraso, sobretudo por serem contra equipas que têm objetivos comuns aos nossos. São aqueles jogos que temos de ganhar por obrigação”, assume Alexandre Monteiro.


Ainda assim, o treinador da ARCA teme pela forma como a equipa vai reagir fisicamente a uma série de cinco jogos num curto espaço de tempo, depois de uma paragem forçada de quase dois meses.

“Como está definida toda a calendarização, vai exigir muito, a nível físico às atletas. Também ao nível do planeamento teve o seu impacto, porque a nível de treino vamos ter de fazer algumas alterações e ajustar ao nível da gestão de grupo. E mais para a frente, se o campeonato continuar de acordo com o que está planeado, vamos ter jornadas duplas quase todos os fins-de-semana, o que obriga a uma carga física enorme”, explica.


O Santa Joana – ARCA, em atraso da 3ª jornada do campeonato nacional da 1ª Divisão em andebol feminino, está agendado para este sábado, às 18:00, no Pavilhão Municipal de Pedrouços.