ANDEBOL: Sorteio dita reencontro entre ARCA e CS Madeira na ‘final-four’ da Taça de Portugal [C/AUDIO]

SorteioTaca_2019.05.05

A ARCA vai medir forças com o CS Madeira nas meias-finais da final-four da Taça de Portugal em andebol feminino, ditou o sorteio realizado, esta sexta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho de Marco de Canaveses. A competição vai decorrer a 25 e 26 deste mês no Pavilhão Municipal de Várzea do Douro.

O emblema de Alpendorada – que chega pela primeira vez na sua história a esta fase da competição – terá pela frente um adversário que defrontou em três ocasiões, na semana passada, para o play-off de apuramento de 5º/8ª classificados do campeonato nacional da 1ª Divisão. A ARCA venceu o jogo em casa, mas perdeu os outros dois, disputados no Funchal.

O presidente do clube do concelho de Marco de Canaveses, Jorge Guedes, acredita que é possível atingir a final da Taça, apesar de admitir que o CS Madeira “é uma equipa extremamente experiente”.


“Com a ajuda do público da casa, com a ajuda do povo de Alpendorada, com certeza vamos conseguir estar no jogo decisivo”, afirma.

Na outra meia-final vão defrontar-se Colégio Gaia e Passos Manuel.

O vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Augusto Silva, considera que final-four da Taça “será disputada por 4 emblemas de grande prestígio da modalidade”.


“Naturalmente que o Colégio de Gaia é aquele que está mais habituado ao sucesso, mas numa fase final não há favoritos. Estou convencido que vai ser uma fase empolgante, porque qualquer um dos 4 emblemas tem fortes pergaminhos na modalidade e vão engrandecer este evento”, diz.

Taca_2019.05.03

A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses (CMMC), Cristina Vieira, não disfarça o desejo de ver a ARCA levantar o troféu, realçando que o evento “vai dar muita visibilidade ao concelho”.

“Espero que a casa esteja cheia e espero que quem cá venha, nos dias 25 e 26 de maio, aproveite para conhecer o município nas suas outras vertentes”.


Cristina Vieira adianta que a final-four coincidirá com a inauguração das obras de requalificação do Pavilhão Municipal de Várzea do Douro onde “foi feito um investimento financeiramente muito relevante”.


O Vereador do Pelouro do Desporto, Paulo Couto, acrescenta que a possibilidade da realização da final-four em Marco de Canaveses surgiu durante a ‘Gala da ARCA’, no passado mês de fevereiro, após uma conversa com os dirigentes da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e da Associação de Andebol do Porto (AAP).

“Na altura, falamos da possibilidade de realizar a final-four em Alpendorada, mas o Pavilhão da Escola não reunia as condições. Foi então que falamos do Pavilhão de Várzea do Douro, que já estava a ser intervencionado, uma obra de cerca de 130 mil euros. A federação analisou e comprovou que é possível realizar este evento em Marco de Canaveses”, revela.


O presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, salienta que a prova “vai trazer mais gente à freguesia e vai despertar mais interesse na modalidade”.


As meias-finais da Taça de Portugal em andebol feminino estão agendadas para 25 maio (sábado). Os vencedores dos encontros ARCA – CS Madeira (15:00) e Colégio Gaia – Passos Manuel (17:15) discutirão o troféu, no dia 26 (domingo, às 16:00)