ANDEBOL: ARCA garante manutenção na 1ª divisão nacional [C/AUDIO]

ARCA_Manutencao_2019.03.19

A equipa sénior da ARCA garantiu, no último fim de semana, a permanência no campeonato nacional da 1ª divisão em andebol feminino. Objetivo da época cumprido após uma jornada dupla, que encerrou a fase regular da competição.

No sábado, o emblema de Alpendorada surpreendeu ao vencer, em Aveiro, o Alavarium, um dos candidatos ao título, por 26-25.

No domingo, na Marinha Grande, e na derradeira ronda, a ARCA foi derrotada pelo SIR 1º Maio, por expressivos 31-21.

No entanto, a conjugação de resultados foi favorável à equipa do concelho de Marco de Canaveses, já que os concorrentes diretos na luta pela manutenção também tropeçaram.

A ARCA assegurou o 8º posto da tabela – o último em zona de permanência – e conseguiu fugir ao play-off de despromoção, que será disputado por Maiastars, JAC Alcanena, Passos Manuel e CA Leça.

O dirigente Carlos Caria considera que “foi uma grande conquista” tendo em conta todas as dificuldades que o clube teve de ultrapassar ao longo dos últimos meses”.

“Foi uma alegria imensa. Ter feito o que fizemos, conseguir ficar nas oito primeiras, entre equipas com orçamentos e condições completamente diferentes das nossas, é motivo para estarmos orgulhosos do trabalho efetuado”, realça.


A ARCA vai agora disputar o play-off de apuramento de campeão. Como 8º classificado, o conjunto de Alpendorada vai cruzar-se com o Colégio Gaia, que terminou no posto mais alto da tabela.

A formação gaiense cotou-se como a equipa mais forte da fase regular. Em 22 jogos, somou 20 vitórias, cedeu um empate e averbou apenas uma derrota.

Carlos Caria reconhece o favoritismo do adversário, mas recusa a ideia de a ARCA entrar em campo já derrotada.

“Até começar o jogo, as possibilidades são todas. No entanto, temos que reconhecer que do outro lado vai estar uma grande equipa, bem orientada, com excelentes valores, com atletas que jogam regularmente na seleção nacional A e com outro tipo de condições”, refere.


“Mas nós vamos, com a nossa humildade e com a nossa vontade, querer mostrar porque é que ficamos nos 8 primeiros lugares. Estou em crer que a equipa vai dar uma resposta fantástica”, confidencia.

O primeiro jogo do play-off de apuramento de campeão, entre ARCA e Colégio Gaia, está agendado para 6 de abril, no Pavilhão de Alpendorada. A 2ª mão, realiza-se uma semana depois (13 abril), em Vila Nova de Gaia.

Antes, no final deste mês (30 março), a ARCA vai tentar a qualificação para a ‘final-four’ da Taça de Portugal em andebol feminino. Recebe o Batalha, adversário do segundo escalão, no jogo dos quartos-de-final da competição.