ANDEBOL: ARCA assegura melhor classificação de sempre na 1ª divisão [C/AUDIO]

SenioresARCA_2019.05.14

A ARCA assegurou o 7º lugar no campeonato nacional da 1ª divisão, o melhor registo de sempre do clube de Alpendorada no principal escalão do andebol feminino.

A turma orientada por Hugo Vieira superiorizou-se à Juve Lis no play-off de apuramento do 7º e 8º classificados.

Depois da derrota caseira, a ARCA foi a Leiria bater a formação local, por 27-25, igualando a eliminatória e obrigando à realização de um terceiro e decisivo jogo, que também venceu, por 26-25.

O técnico das alpendoradenses confessa que gostaria de “ter ficado um pouco mais acima na tabela”. Contudo, garante que ficou “satisfeito pela classificação alcançada”.


“O balanço é positivo se pensarmos em todas as dificuldades que fomos passando ao longo da temporada. Subimos de divisão esta época e somos uma equipa muito jovem. Provavelmente, poucas pessoas acreditariam que iríamos conseguir esta classificação”, refere.

Hugo Vieira considera que “foi um ano de crescimento” para muitas das atletas da ARCA, ainda com idade júnior, “que tiveram muitos tempo de jogo a um nível competitivo superior”.

“Foi, com certeza, muito importante para elas ter a oportunidade de competir na 1ª divisão feminina. Acredito que na próxima época estarão muito melhor preparadas do que estavam esta época”, salienta.


Com o encerramento do campeonato, a ARCA vai agora concentrar todas as atenções no embate com o CS Madeira, das meias-finais da Taça de Portugal em andebol feminino.

“Temos cerca de duas semanas para preparar esse jogo. Temos alguns dias para analisar o adversário e perceber os aspetos em que podemos melhorar, para que no dia 25 possamos dar uma alegria a todas as pessoas que estarão connosco no Pavilhão de Várzea do Douro”, adianta Hugo Vieira.


As meias-finais da Taça de Portugal estão agendadas para 25 maio (sábado). Os vencedores dos encontros ARCA – CS Madeira (15:00) e Colégio Gaia – Passos Manuel (17:15) discutirão o troféu, no dia 26 (domingo, às 16:00).

A competição vai decorrer no Pavilhão Municipal de Várzea do Douro, em Marco de Canaveses.