Amarante: Souto Moura projeta requalificação do mercado e Alameda Teixeira de Pascoaes [C/AUDIO]

anteprojeto_soutomoura_2019.02.06

O anteprojeto do arquiteto Eduardo Souto Moura para a Cidade de Amarante, que se encontra em fase de discussão pública, vai proporcionar uma imagem renovada ao edifício do mercado municipal, que será requalificado, e introduzirá alterações na Alameda Teixeira de Pascoaes.

O projeto, apresentado recentemente, prevê a construção de uma escadaria a ligar o mercado à Alameda e um patamar intermédio para potenciar a ligação da cidade ao rio.

“A nossa sala de estar é S. Gonçalo e a Alameda Teixeira de Pascoaes. Acontece que nós fazemos dela garagem. De uma vez por todas, pretendemos converter a nossa sala de estar enquanto tal”, diz o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar.

A intervenção prevê “aproximar outro equipamento estruturante para o concelho, que é o mercado municipal. Uma peça de Januário Godinho e que importa reabilitar dotando-o de mais conforto”, esclarece.

Segundo o autarca, outra das ideias preconizadas no anteprojeto tem a ver com a eliminação de algumas barreiras para permitir uma melhor ligação desta zona da cidade com a frente ribeirinha do Tâmega.

“No fundo, queremos desconstruir e eliminar algumas barreiras arquitetónicas. Criar uma plataforma intermédia, permitindo um acesso mais rápido ao rio”, refere.

José Luís Gaspar acredita que, antes do final do ano de 2019, o projeto possa estar numa fase mais madura e em condições de se poder apresentar uma candidatura a fundos estruturais.

 


José Luís Gaspar | Presidente da CM Amarante