Amarante: Retábulos regressam ao Museu Municipal Amadeo de Sousa-Cardoso

Anunciacao_2017.05.18Os painéis retabulares seiscentistas “Anunciação” e “Apresentação do Menino Jesus do Templo”, já regressaram ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante.

As obras foram alvo de trabalhos de restauro numa empresa especializada.

De acordo com o relatório que resultou do restauro, as pinturas apresentavam patologias associadas ao envelhecimento dos materiais constituintes, a intervenções passadas e às condições ambientais a que estiveram expostas.

Após a limpeza foi possível perceber que a camada pictórica se encontrava em óptimo estado de conservação, apenas com pequenas lacunas na rede de estalados naturais que acompanham o sentido dos veios da madeira.

Em ambas as peças existiam marcas de queimadura pontuais, provavelmente pela proximidade com uma vela, dada a forma de “lágrima” da queimadura resultante. Nessas áreas a camada pictórica estava escurecida e com pequenas bolhas e a madeira tinha partes carbonizadas.

A intervenção realizada tornou visível, em ambas as peças, a qualidade das pinturas, provavelmente realizadas a técnica de óleo. Como referido no inventário do MMASC estas duas pinturas integrariam um conjunto de cinco, pertencentes a um retábulo designado “Vida da Virgem Maria”. Os restantes três painéis relativos à “Visitação”, “Adoração dos Magos” e “Adoração dos Pastores” encontram-se, de momento, desaparecidos, não tendo sido possível apurar a sua proveniência original.