Amarante: Município promove rearborização do bosque do centenário

BosqueCentenario_2017.11.21
A propósito do Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro, o Município de Amarante vai promover uma ação de reflorestação no Bosque do Centenário, situado na Serra do Marão, junto ao Parque da Lameira, com a plantação de 150 árvores autóctones.

A ação decorre a 22 de novembro, pelas 10h00, e pretende sensibilizar a população amarantina, em geral, e a população escolar, em particular, para a importância da Floresta e da sua preservação, promovendo a aproximação à Serra do Marão. Anualmente, o Município substitui as árvores mortas ou danificadas no Bosque do Centenário. Este ano esta atividade tem ainda uma maior importância uma vez que este Bosque foi uma das áreas ardidas do concelho.

À semelhança de anos anteriores esta iniciativa envolverá os alunos da EB do Marão, Conselhos Diretivos dos Baldios de Aboadela e Ansiães e União das freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea e Junta de Freguesia de Ansiães.

O Bosque do Centenário foi criado em 2010 pela Comissão Nacional para as comemorações do Centenário da República, ICNF, Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Quercus e o Movimento Cívico Limpar Portugal e teve como objetivo plantar pequenos bosques de 100 árvores de espécies autóctones em cada um dos municípios de Portugal como forma de assinalar os 100 anos de instauração da República Portuguesa.