Amarante: Concelho já tem duas salas do futuro [C/AUDIO]

SalaFuturo_AMRT1_2019.10.11

No concelho de Amarante já existem duas salas do futuro. O município equipou uma sala da Escola Básica Integrada do Marão e outra na Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso com robótica, ecrãs interativos, impressoras 3D e tablets, para potenciar um laboratório de aprendizagem e inovação.

A ideia que acompanha este projeto surgiu pela primeira vez no ano letivo 2015/2016.

“A diretora de um agrupamento pediu uma reunião com uma professora que lançou o desafio para a criação de sala uma diferente, uma sala que acompanhasse aquilo que vai ser o futuro da educação. E, era exatamente esta tipologia, uma sala de estudo”, explica o presidente da Câmara Municipal de Amarante.

José Luis Gaspar confirmou ter ficado agradado com a ideia de ter no seu concelho espaços voltados para o futuro da educação.

“Conseguimos arranjar um outro parceiro para nos ajudar a montar esta sala, que foi a Fundação Manuel António Mota e ficamos muito entusiasmados com o projeto. Entretanto, tivemos a sorte de ter o programa nacional de combate ao insucesso escolar através da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e apresentamos logo este projeto, aliás, um projeto que veio a ser aceite também por outros municípios”, adianta.

Para José Luís Gaspar, este modelo de ensino encerra múltiplas vantagens.

“Em termos pedagógicos estas salas desconstroem aquilo que é o habitual. Em termos ergonómicos e de software, estas salas estão preparadas para que o aluno possa desconstruir aquilo que é a informação toda e tentar fazer ele a triagem daquilo que importa, sempre com a supervisão e o acompanhamento do professor”.

A autarquia prevê o alargamento deste projeto a outros estabelecimentos de ensino do concelho.

“Na Escola Secundária de Amarante o equipamento já está a ser montado. O investimento acompanhará o entusiasmo em torno deste projeto”, vinca o autarca.

O investimento no apetrechamento das duas salas do futuro, já inauguradas, ascendeu a cerca de 150 mil euros.

 


José Luís Gaspar | Presidente da CM de Amarante