Amarante: Cidade está na rota das Jornadas Europeias do Património

Cartaz_Jornadas_Europeias_Patrimonio_2017.09.20Sob o tema “Património e Natureza – Pessoas, Lugares e Histórias”, decorrem de 22 a 24 de setembro as Jornadas Europeias do Património (JEP).

Este ano, a organização está a cargo do Instituto Português do Património, CP Comboios de Portugal, Rede de Museus do Douro e Museu do Douro.

O primeiro dia das Jornadas, 22 de setembro, tem Amarante como local de destino, com os participantes a partirem da cidade da Régua de comboio até à estação de Vila Meã e daqui para Amarante, em viatura automóvel.

Na cidade, a visita incidirá sobre a Igreja e Claustro do Convento de S. Gonçalo e sobre o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC).

O tema das JEP 2017 pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões, sejam mais urbanas ou mais rurais.

As Jornadas alertam ainda para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.