Amarante: Ação de formação sobre Perda de Memória, Doença de Alzheimer e outras Demências

AcaoFormacao_2017.08.07Neurologistas e Internos de Neurologia do Hospital de São Sebastião, Santa Maria da Feira, estarão em Amarante para uma ação de formação sobre “Perda de Memória, Doença de Alzheimer e outras Demências”.

O encontro tem lugar no auditório do CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira, a 12 de agosto, pelas 16h00, e conta com o apoio do Município de Amarante. A entrada é livre.

Para a Vereadora Lucinda Fonseca, responsável pelos pelouros da Saúde e Ação Social do Município, a Saúde Mental é uma das prioridades em termos de intervenção estratégica ao nível do Plano de Desenvolvimento Social Municipal e Supramunicipal, daí a importância deste tipo de iniciativas.

Com efeito, o envelhecimento populacional tem levado a um aumento na prevalência de demência na nossa população. Estima-se que cerca de 6% da população portuguesa acima dos 60 anos sofra de algum tipo de demência, sendo a Doença de Alzheimer a forma mais frequente.

No entanto, as queixas de memória afetam uma maior percentagem da população, por vezes em idades jovens, ainda que nem sempre traduzindo uma demência em curso.

O objetivo desta formação é ajudar a população a reconhecer os sinais de alarme para uma potencial demência em início, distinguir as queixas de memória relacionadas com as demências daquelas associadas a outros distúrbios, melhorar os cuidados prestados ao doente e informar sobre as formas de prevenção da perda de memória.

Para isso, vários Neurologistas e Internos de Neurologia serão recebidos no CCA, num espaço de partilha dedicado à formação da população e ao esclarecimento de questões relacionadas com as queixas de memória.

A organização do evento é da responsabilidade da Neurotalks, associação vocacionada para a formação e sensibilização de profissionais de saúde e público em geral na área das Neurociências.