CICLOCROSSE: Joaquim Pinto revalida título nacional em Masters 60 [C/AUDIO]

JoaquimPinto_2022.01.13

Joaquim Pinto sagrou-se, no passado domingo, em Santo Tirso, campeão nacional de ciclocrosse, na categoria de Masters 60. O corredor da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel revalidou o título conquistado em 2020. Três atletas do Penafiel Bike Clube, entre os quais a também marcoense Matilde Moreira, foram ao pódio nas categorias jovens.

Joaquim Pinto completou a prova, marcada pela chuva e pela lama, em 3m 34m07s, deixando o segundo classificado, José Reis, a 33 segundos de distância.

“A prova foi um bocado difícil, com muita lama e com muita chuva. Para quem faz ciclismo como eu, foi um bocadinho mais difícil, mas consegui. Foi uma prova bem disputada, porque ganhei por poucos segundos. Principalmente o segundo classificado deu bastante luta”, explicou.


Depois da competição ter sido suspensa no ano passado, devido à pandemia da Covid-19, Joaquim Pinto repetiu a vitória conquistada em 2020, arrecadando assim o seu sétimo título a nível nacional.

Contudo, o atleta natural do concelho de Marco de Canaveses prepara-se também para erguer o troféu de vencedor da Taça de Portugal de ciclocrosse, cuja quinta e última etapa está agendada para o próximo domingo, em Águeda.


“É a final da Taça de Portugal, que é disputada em cinco provas. Em três provas fui primeiro classificado, noutra fui segundo. Portanto, já tenho a Taça garantida”, revelou o corredor da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel.

MatildeMoreira_2022.01.13

A marcoense Matilde Moreira (Penafiel Bike Clube) sagrou-se vice-campeã nacional de ciclocrosse, em juvenis femininas

Também no passado domingo, em Santo Tirso, vários atletas da escola de ciclismo Penafiel Bike Clube estiveram em destaque. Tomás Gaspar sagrou-se vice-campeão nacional em juniores masculinos. Pedro Cunha foi quarto classificado na mesma categoria.

Luís Campos arrecadou a medalha de bronze em cadetes masculinos. E Matilde Moreira sagrou-se vice-campeã nacional em juvenis femininas.