FUTEBOL: Aliança Gandra coloca-se na ‘pole-position’ da luta pela subida aos nacionais [C/AUDIO]

AlincaGandra_2020.05.28

Mário Rocha renovou contrato com o Aliança de Gandra, clube que vai disputar, em 2020/2021, a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP). O treinador, de 48 anos, assume como objetivo a subida ao Campeonato de Portugal (CdP).

Mário Rocha confessa que recebeu propostas de outros clubes, mas nenhuma suficientemente aliciante para deixar o cargo que ocupa há 10 anos.

“Nenhuma das propostas que tive foi de acordo com aquilo que eu pensava. Sempre disse que só sairia de Gandra para abraçar um projeto de subida de divisão. Como isso não aconteceu, fico onde me sinto bem, na minha terra, num clube onde sou acarinhado pelos sócios e simpatizantes e onde todos gostam do meu trabalho”, sustenta-


O Aliança Gandra vai disputar a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) e tem como meta “lutar pela subida ao Campeonato de Portugal”.

MarioRocha_2020.05.28Mário Rocha vai comandar o Aliança de Gandra pela 10ª época consecutiva

Mário Rocha está convencido de que no final da próxima época serão promovidos ao CdP “cerca de 10 equipas” da associação portuense, ou seja, os primeiros cinco classificados de cada uma das duas séries da Elite. Assim, o objetivo do Gandra “é ficar nos cinco primeiros lugares para atingir os nacionais”, vinca.

“Temos que nos organizar para que possamos subir aos nacionais, porque vai ser um campeonato muito forte. O futebol ainda será melhor e nós gostamos de estar onde há mais qualidade”.

O treinador considera que, tendo em conta “a alteração dos quadros competitivos” e a criação da III Liga a partir da próxima temporada, garantir apenas a manutenção e falhar a subida ao CdP será “quase como descer de divisão”.


Mário Rocha já iniciou a construção do plantel para a época se avizinha. O emblema do concelho de Paredes anunciou as contratações do guarda-redes Jota (ex-Paredes), do defesa-central Pepe (ex-Lousada), dos médios Diogo Brandão e Hugo Costa (ambos ex-Aliados Lordelo) e do avançado Jonas (ex-Vilarinho).

Maurício, Frazão, Gonçalo Silva, Ricardo Preto, Diogo Almeida, Alex Carvalho, Bruninho, André Rocha e Filipe Barros renovaram por mais uma temporada.

No entanto, o Aliança de Gandra também perdeu alguns jogadores influentes da época anterior. Pepe assinou pelo Marco-09, Sérgio Cardoso pelo Tirsense e Flávio Brandão pelo Lixa. Mário Rocha justifica as saídas com “a falta de capacidade financeira” para “combater” os valores oferecidos por outros clubes.


“Estamos agora a ajustar o plantel de acordo com aquilo que necessitamos e acreditamos na qualidade dos jogadores que estamos a contratar. Não sei se vamos conseguir manter a ideia de jogo da época passada, que tantos elogios recebeu. Poderão acontecer algumas alterações na forma de jogar, porque temos de nos ajustar àquilo que o mercado nos oferece”, admite.


“Penso que se tivesse mantido o grupo de trabalho, conseguiria facilmente os objetivos a que me proponho. Estamos a contratar jogadores com muita capacidade e creio que vamos manter, pelo menos, uma ideia muito próxima daquilo que aconteceu na última época”, acrescenta.

DiogoBrandao2020.05.28Diogo Brandão (ex-Aliados Lordelo) é um dos reforços para a época 2020/2021

Mário Rocha está convencido que o campeonato “nunca arrancará antes da primeira semana de outubro”. Se assim for, os jogadores terão enfrentado uma paragem de seis meses, o que obrigará a uma pré-época necessariamente “mais longa” de forma a evitar “lesões indesejáveis”.


“Sempre fiz uma pré-época de cinco semanas, mas agora debato-me com a necessidade de fazer de sete semanas. E as primeiras semanas terão de ser de baixa intensidade, porque senão vamos provocar lesões no atletas. Uma paragem de seis meses é muito longa e é normal que, no aspeto muscular, os atletas se venham a ressentir”, alerta.

“Isto é apenas um conselho, porque não sou dono da verdade. Estou simplesmente a dar a minha opinião e o que pretendo é que haja o menor número de lesões em todos os clubes”, conclui o treinador do Aliança de Gandra.

 


Peça Rádio | Reportagem de Luís Miguel Nogueira