Baião: Jovens do concelho participaram na Universidade Júnior do Porto

JovensBaiao_2019.08.01

Onze jovens baionenses, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos de idade, foram selecionados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Baião para participarem na Universidade Júnior.

Esta iniciativa, que decorreu entre os dias 22 e 26 de julho, é promovida pela Câmara Municipal de Baião através de um acordo de colaboração celebrado com a Universidade do Porto.

Os jovens tiveram oportunidade de realizar experiências em laboratórios, atividades desportivas e musicais, entre muitas outras iniciativas pensadas para que os mais novos possam testar as suas vocações ou, simplesmente, alargarem as fronteiras dos seus conhecimentos.

A Universidade Júnior é um programa de cursos de Verão da Universidade do Porto, dirigido aos estudantes do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

A passagem pela Universidade permitiu conhecer alguns dos espaços da Universidade do Porto através do envolvimento em atividades lúdicas, mas simultaneamente desafiadoras e promotoras da reflexão e da aprendizagem, que envolvem prática laboratorial, trabalho de campo, visitas de estudo, trabalhos de grupo, grupos de discussão, etc.

Os participantes tiveram assim oportunidade de usufruir de uma experiência única, que foi por todos muito apreciada.

Anabela Cardoso, Vereadora do Pelouro da Juventude, refere que a realização desta iniciativa é muito importante, “permitindo aos jovens usufruir de uma experiência muito enriquecedora, à qual dificilmente conseguiriam aceder se não houvesse esta parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade do Porto”.